Portugal qualificou-se pela primeira vez para um mundial em 1966 no Campeonato do Mundo de 1966. Bateu equipas como o Brasil, União Soviética entre outras. Portugal acabaria sendo derrotado pelo eventual campeão Inglaterra por 2-1 na meia-final
Portugal voltaria a qualificar-se para um Campeonato do Mundo em 1986 onde não passou da primeira fase.
Campeonato do Mundo de 2002
No Campeonato do Mundo de 2002, na fase final de grupos, a Selecção das Quinas derrotou a Polónia por 4 - 0 depois de perder contra os EUA por 3 - 2, e era obrigada a vencer ou empatar com a Coreia do Sul para avançar para os oitavos-de-final, mas viria a perder o encontro por 1 - 0, terminando em 3º lugar no Grupo D insuficiente para progredir na competição.
Em 2003, a Federação Portuguesa de Futebol contratou Luiz Felipe Scolari.
Euro 2004
No Euro 2004 realizado em Portugal, Portugal qualificou-se automaticamente como sede do campeonato, e no jogo de abertura contra a Grécia perdeu por 2 - 1. Viria a ganhar os restantes 2 jogos contra a Rússia por 2 - 0 e contra a Espanha por 1 - 0. Terminando em 1º lugar, avançou para os quartos-de-final onde defrontou o 2º classificado do Grupo B, a Inglaterra, vencendo nas grandes penalidades por 6 - 5 depois do empate 2 - 2 no tempo regulamentar. O Guarda-Redes Ricardo foi o herói da partida defendendo uma penalidade sem luvas e logo de seguida marcando a penalidade que deu a vitória à Selecção das Quinas.
Na meias-finais Portugal viria a defrontar outra grande potência do futebol mundial, a Holanda. A Selecção das Quinas colocou-se em vantagem com golos de Cristiano Ronaldo aos 26 minutos e de Maniche aos 58, ficando a passagem à final cada vez mais perto. O apito final do Sueco Anders Frisk, levou o Estádio José de Alvalade ao rubro quando Portugal passou pela primeira vez à final de uma grande competição.
Na final, Portugal viria a defrontar, ninguem mais ninguem menos, a equipa que o tinha derrotado no jogo de abertura, a Grécia. Para a tristeza de muitos, Portugal voltou a ser derrotado, esta vez por 1 - 0, terminando o Campeonato em 2º lugar.
Foi também, nesta edição do Campeonato Europeu de Futebol, que estrelas do futebol português, como Rui Costa e Fernando Couto terminaram a sua carreira internacional.
Campeonato do Mundo de 2006
Em 2006, Scolari levou a Selecção das Quinas às semifinais no Campeonato do Mundo de 2006 depois de derrotar as Selecções de Angola, Irão, e México na fase de grupos. Nos oitavos-de-final, Portugal derrotou a Holanda por 1 - 0 , a Inglaterra nos quartos-de-final por 3 - 1 nas grandes penalidades após o empate 0 -0 no tempo regulamentar. Portugal cada vez mais perto de chegar à final de um campeonato do mundo pela primeira vez na história da equipa, acabaria por ser derrotada na meia-final pela França por 1 - 0.
No jogo para definir o 3º lugar, Portugal defrontou a Alemanha, jogo que perdeu por 3 - 1, terminando a competição em 4º lugar.
Luís Figo, jogador mais internacional de sempre pela Selecção, e Pauleta, melhor marcador de sempre, ambos disseram adeus à Selecção no final do campeonato.
Euro 2008
No Euro 2008 realizado conjuntamente na Áustria e Suíça, Portugal venceu os seus dois primeiros jogos na fase de grupos, primeiro contra a Turquia por 2 - 0, e depois a Republica Checa por 3 - 1, garantindo desde então a passagem aos quartos-de-final. No jogo contra a Suíça, Scolari decidiu usar a equipa de reserva, deixando de fora os habituais titulares, visto que o resultado desta partida era indiferente.
Nos quartos-de-final, Portugal foi derrotado pela Alemanha por 3 - 2, sendo este o último jogo de Scolari ao comando da Selecção das Quinas e também do médio Petit.
Depois da saída de Scolari do comando da Selecção, Carlos Queiroz foi apontado, em 2008, como novo treinador da Selecção, tendo como principal objectivo levar Portugal ao Campeonato do Mundo de 2010.
Campeonato do Mundo de 2010
Depois de uma fase de qualificação muito atribulada, com três empates nulos consecutivos, Portugal terminou o grupo A da Zona Europeia na 2ª posição com 19 pontos, um a mais que a Suécia garantido assim o acesso ao play-off. Defrontou a Bósnia e Herzegovina primeiro em Lisboa no Estádio da Luz jogo que venceu por 1 - 0, e depois em Zenica no Estádio Bilino Polje vencendo por 1 - 0, qualificando-se assim com um agregado 2 - 0.
Portugal conquistou assim a sua melhor década de sempre, estando presente em todas as fases finais de um Campeonato Europeu e de um Campeonato Mundial ( Euro 2000, Mundial 2002, Euro 2004, Mundial 2006, Euro 2008 e Mundial 2010).
Agora veremos se Portugal levará alguma coisa para casa em 2010
E viva Portugal
ResponderEliminarCristy